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Inspeção Veicular (Vistoria GNV) e Manutenção Veicular – Diagnóstico Completo do seu Veículo

Somos a Inspe Auto, empresa do ramo de Inspeção de Segurança Veicular, mais conhecida no Rio de Janeiro como “Vistoria do GNV” ou “Vistoria do Inmetro”.

Somos uma empresa acreditada pelo Inmetro e Licenciada pelo Denatran para a execução da inspeção de segurança veicular, portanto, somos uma empresa privada com autorização de órgãos regulamentadores para execução de nossos serviços.

Todos os nossos profissionais são técnicos em mecânica habilitados pelo CREA-RJ e possuímos um responsável técnico com formação em Engenharia Mecânica também habilitado pelo CREA-RJ para emissão de nossos laudos e documentos, sendo um deles o CSV – Certificado de Segurança Veicular.

Introdução a Inspeção Veicular – O que é:

A inspeção veicular é a avaliação completa dos veículos rodoviários automotores. Nela são inspecionados uma série de itens do veículo para verificar seu funcionamento, obrigatoriedade e atendimento as normas vigentes.

A inspeção de segurança veicular atende principalmente a norma ABNT NBR 14040:2017 – Inspeção de Segurança Veicular.

A norma se divide em 12 partes, são elas:

  • Diretrizes Básicas
  • Conformidade Cadastral
  • Equipamentos Obrigatórios e Proibidos
  • Sinalização
  • Iluminação
  • Freios
  • Direção
  • Eixos e Suspensão
  • Pneus e Rodas
  • Sistemas e Componentes complementares
  • Estação de Inspeção de Segurança Veicular
  • Qualificação de Inspetor de Segurança Veicular

 

Hoje no Brasil a inspeção de segurança veicular é obrigatória apenas para os veículos abaixo:

  • Veículos convertidos para GNV.
  • Veículos recuperados de sinistro (média monta).
  • Veículos que sofrem alterações de característica (apenas para modificações previstas na legislação vigente).
  • Veículos de fabricação artesanal.

 

Inspeção Veicular e Vistoria GNV

No estado do Rio de Janeiro, o serviço de inspeção veicular ou inspeção de segurança veicular é popularmente conhecido como Vistoria GNV, porém ambos são o mesmo serviço e atendem as mesmas normas.

A importância da inspeção veicular

A inspeção veicular ou vistoria GNV é de grande importância pois consegue gerar um diagnóstico completo do estado geral do veículo principalmente no que diz respeito a itens diretamente ligados a segurança, dirigibilidade, estabilidade e conforto do mesmo, sendo algum deles: freios, suspensão, alinhamento e folgas de componentes

Com o resultado completo da inspeção em mãos fica muito fácil e muito mais preciso se realizar a manutenção do veículo, já que o resultado da inspeção é baseado também em dados oriundos de uma série de equipamentos mecanizados e automatizados.

Desta forma poderá ser realizada no veículo manutenções em momentos corretos e de forma preventiva, mantendo assim o veículo sempre em bom estado de conservação, conforto, segurança, estabilidade e dirigibilidade.

Como a inspeção veicular ou vistoria GNV pode ser útil para todos os veículos

Apesar de ser obrigatória para apenas uma parte da frota de veículos do Brasil, a inspeção veicular (vistoria gnv como é conhecida no RJ) pode ser útil para todos os proprietários de veículos automotores.

Como descrito acima, são inspecionados uma série de itens e componentes do veículo de forma automatizada com equipamentos que geram resultados confiáveis e precisos.

Com a inspeção veicular (vistoria GNV como é conhecida no Rio de Janeiro) realizada é possível verificar quais itens do veículo realmente já se encontram em momento de troca de forma muito precisa e segura.

Desta maneira, os proprietários podem trocar componentes ou realizar manutenções no momento adequado e sem prejudicar as condições de seu veículo.

Como o diagnostico é realizado por equipamentos automatizados, fica livre de qualquer possibilidade de erro humano e avaliação premeditada dos componentes do veículo, evitando trocas e manutenções desnecessárias.

Por isso é altamente recomendável que todos realizem a inspeção veicular, além dos que já são obrigatórios, dessa forma os proprietários poderão ter um panorama completo de seu veículo. Ao invés de sair realizando a troca de peças desnecessariamente, o proprietário poderá realizar o serviço de inspeção e ter em mãos o que realmente seu veículo precisa.

 

O que é verificado na inspeção veicular e na vistoria GNV

Na inspeção veicular serão realizados testes e serão também inspecionados os seguintes itens:

  1. Alinhamento do Veículo e Componentes do Sistema de Direção
  2. Eficiência do Sistema de Suspensão e Componentes do Sistema de Suspensão
  3. Eficiência dos Freios de Serviço e Freio de Mão e Componentes do Freio
  4. Inspeção Visual no Fosso

 

  1. Alinhamento do Veículo e Componentes do Sistema de Direção

O alinhamento do veículo é verificado após o carro passar pela placa de alinhamento lateral.

Nela será verificada a medida de desalinhamento das rodas.

Valores obtidos de 0 a  6,99 m/km de desalinhamento não são considerados como defeito. Tecnicamente não precisariam ainda da realização do serviço de alinhamento, ainda que já estejam próximos para execução do mesmo.

Veículos entre 7 m/km a 12 m/km são considerados como defeito leve e já prejudicam a dirigibilidade do veículo. Também ocorrerá dessa maneira o desgaste excessivo e desigual dos pneus.

Nessa faixa de valores o alinhamento deve ser realizado o quanto antes para preservar componentes do veículo, manter a segurança e a dirigibilidade.

OBS: o quanto mais próximo de 7 m/km de desalinhamento que o veículo estiver, mais curto será o prazo para realização do alinhamento do mesmo.

Veículos com desalinhamento superior a 12 m/km são considerados como defeitos graves e precisam imediatamente de alinhamento. Com valores acima de 12 m/km a segurança e dirigibilidade do veículo está completamente comprometida!

Após a verificação do desalinhamento do veículo, o mesmo será posicionado em um fosso e será verificado e inspecionado com um equipamento chamado detector de folgas.

No detector de folgas o carro será “balançado” para que assim sejam verificados folgas em componentes da direção: barra de direção, homocinéticas, pivôs, terminal de direção, caixa de direção entre outros relacionados ao sistema de direção.

Também serão verificados visualmente vazamentos de fluídos e óleos do sistema de direção ou qualquer outro defeito que possa ser diagnosticado visualmente pelos inspetores técnicos.

 

  1. Eficiência do Sistema de Suspensão e Componentes do Sistema de Suspensão

Nesta etapa da inspeção o veículo será posicionado sobre o equipamento denominado banco de suspensão. No banco de suspensão será realizada a medição da eficiência do sistema de suspensão nas rodas dianteiras e traseiras.

A eficiência de cada suspensão (roda dianteira direita, roda dianteira esquerda, roda traseira direita e roda traseira esquerda), serão avaliadas em eficiência que vai de 0% a 100%.

  • Rodas com eficiência menor que 15% são consideradas como defeito grave e precisam de reparo imediato nos sistemas e componentes de suspensão da mesma.

Também será avaliada o desequilíbrio entre a eficiência da suspensão nos eixos dianteiros e traseiros (rodas da dianteiras e rodas traseiras).

Por exemplo, a roda dianteira direita está com eficiência de 60% e a roda dianteira esquerda está com eficiência 30%. As rodas não estariam com defeito individualmente, pois estão com eficiência acima dos 15%. Porém, o desequilíbrio entre as eficiências é alto (maior que 30%) e será considerado como defeito grave por desequilíbrio no funcionamento do sistema de suspensão.

  • Desequilíbrio superior a 30% tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro são considerados como defeito grave e precisam de manutenção imediata.
  • Desequilíbrio entre 15% e 30% são considerados como defeito leve e precisam de atenção imediata e programação para manutenção do sistema de suspensão.
  • Desequilíbrio abaixo de 15% não são considerados como defeito e podem aguardar até uma próxima avaliação do mesmo.

Também serão verificados nesta etapa no equipamento denominado detector de folgas, folgas e desgastes dos componentes e peças do sistema de suspensão.

Serão verificados: buchas, coifas, barra estabilizadora, bieletas, pivôs, amortecedores, molas e etc.

 

  1. Eficiência dos Freios e Freio de Mão e Componentes do Freio

Nesta etapa da inspeção o veículo passará pelo teste de freios (dianteiro, traseiro e freio de mão). O equipamento utilizado para realizar a inspeção dos freios é denominado frenômetro de rolos.

No frenômetro será realizada a medição da eficiência do sistema de freios nas rodas dianteiras e traseiras.

A eficiência de cada freio (roda dianteira direita, roda dianteira esquerda, roda traseira direita e roda traseira esquerda), serão avaliadas em eficiência que vai de 0% a 100%. A eficiência do freio de estacionamento ou freio de mão também será medida em valores que variam de 0% a 100%.

No final, será calculada a eficiência total de frenagem, que será o somatório da eficiência de frenagem nas 4 rodas. (valores de 0 a 100%). Realizado o somatório da eficiência de frenagem nas 4 rodas os valores obtidos serão dispostos da seguinte maneira:

  • Eficiência total de frenagem maior que 55% – veículo em boas condições de frenagem
  • Eficiência total de frenagem entre 41% a 55% – veículo se será classificado com defeito leve, e poderá ser programada a manutenção do seu sistema de frenagem
  • Eficiência total de frenagem entre 25% a 40% – veículo se será classificado com defeito grave e deverá ser realizada sua manutenção o quanto antes!
  • Eficiência total de frenagem inferior a 25% – veículo se será classificado com defeito muito grave e deverá ser realizada sua manutenção IMEDIATAMENTE!

Para o freio de estacionamento, sua eficiência total deverá ser maior que 18%. Abaixo desse valor é considerado defeito grave e deverá passar por manutenção no sistema de freios de estacionamento (mão) o quanto antes.

Também será avaliada o desequilíbrio entre a eficiência de frenagem nos eixos dianteiros e traseiros (rodas da dianteiras e rodas traseiras).

  • Desequilíbrio por eixo na eficiência de frenagem superior a 40% será considerado defeito muito grave e necessitará de manutenção imediata.
  • Desequilíbrio por eixo na eficiência de frenagem entre 31% e 40% será considerado defeito grave e necessitará de manutenção o quanto antes.
  • Desequilíbrio por eixo na eficiência de frenagem inferior a 31% não é considerado como defeito, podendo aguardar nova inspeção.

Serão avaliados no fosso todos os componentes de freio como: circuito de freio, vazamento de fluído de freio, Servo freio, tubulações, cilindros de freio e etc.

 

  1. Inspeção Visual no Fosso

No fosso será realizada a inspeção e verificação de outros componentes como: sistema de escapamento, eixos, vazamentos de óleo do motor e etc.

Tabela Geral de Defeitos:

Defeito
Sem defeito Leve Grave Muito Grave
Eficiencia da Suspensão por Roda menor que 15%     X  
Desequilibrio por eixo da suspensão maior que 30%     X  
entre 15 e 30%   X    
abaixo de 15% X      
Eficiencia total de frenagem menor que 25%       X
entre 25 e 40%     X  
entre 41 e 55%   X    
acima de 55% X      
Eficiencia Freio de Estacionamento (Mão) abaixo de 18%     X  
Desequilibrio por eixo dos freios acima de 40%       X
entre 31 e 40%     X  
inferior a 31% X      
Desalinhamento acima de 12 m/km     X  
entre 7 a 12 m/km   X    
abaixo de 7 m/km X      

 

Benefícios em realização a Inspeção Veicular, mesmo não sendo obrigatória

Como descrito acima, existem vários benefícios em se realizar a Inspeção Veicular mesmo que seu veículo não se enquadre na obrigatoriedade como é realizado em carros que possuem sistema GNV instalado e passam pela popularmente conhecida, vistoria GNV todos os anos.

Os maiores benefícios são principalmente de fato de ser realizado um diagnostico completo do veículo, com números e dados a respeito das condições de sistema de suspensão, freios, alinhamento e direção e das emissões de gases poluentes, sendo esses capazes de indicar que existem problemas em sistemas de admissão, escape ou sistema de injeção eletrônica.

Com a realização da inspeção veicular, o proprietário do veiculo não precisa levar em mecânicos de confiança, pois todos os resultados são feitos através de equipamentos e máquinas de última geração e de forma automatizada.

Benefícios em se realizar a Inspeção Veicular:

  • Diagnóstico completo do veículo em: sistema de direção e alinhamento, sistema de freios, sistema de suspensão e analise de gases, possibilitando verificar possíveis necessidades de manutenção.
  • Manutenção do veículo no tempo correto com base em dados dos equipamentos da linha de inspeção, com os dados em mão o proprietário poderá realizar o serviço de manutenção do seu veículo no tempo correto e sem realizar a troca desnecessária de peças e componentes
  • Economia de dinheiro e preservação do automóvel
  • Confiança e segurança pois as análises são realizadas por equipamentos de última geração de forma automática. Desse jeito, não existe a possibilidade de um diagnostico precipitado e errado devido a falhas humanas ou falta de conhecimento técnico.

Quem pode e para quem é indicado a Inspeção Veicular

Conforme descrito acima, o serviço de inspeção veicular ou vistoria GNV como é conhecida no estado do Rio de Janeiro é obrigatório para os veículos que são convertidos para uso de GNV e devem ser realizados todo ano.

Porém, o serviço pode ser realizado por qualquer proprietário de veículo que queira realizar e conferir o atual estado do seu carro e poder programar suas manutenções com segurança e confiança, pois estará dessa maneira baseado em dados e resultados emitidos por uma linha de inspeção automatizada.

É altamente recomendável que todos realizem a inspeção veicular, pois o serviço é baseado em normas do Inmetro e da ABNT NBR 14040, seguindo os mais rigorosos critérios técnicos.

Realizando o serviço de inspeção veicular com periocidade é possível evitar com manutenções desnecessárias ou então com manutenções corretivas (quebras inesperadas) depois do desgaste excessivo de componentes, aumentando muito o custo da manutenção para os proprietários.

 

 

 

 

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