Vistoria GNV x Inspeção Veicular – Ponderações Importantes
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PNEUS E RODAS
Nesta postagem serão abordados temas referentes aos requisitos contemplados na ABNT NBR 14040 parte 09, os quais são verificados e inspecionados na Vistoria GNV.
Esse assunto é alvo de inúmeras críticas e insatisfações por parte de clientes, vale lembrar que defeitos relativos a rodas e pneus são classificados, no mínimo, como GRAVES e por isso devem ser tratados com o máximo de seriedade.
O que se verifica na inspeção?
Na inspeção veicular e Vistoria GNV são verificados os seguintes itens:
a) Marcações de conformidade nos pneus;
b) Desgaste da banda de rodagem;
c) Tamanho dos pneus;
d) Simetria dos pneus e rodas;
e) Estado de conservação dos pneus;
f) Estado de conservação e fixação das rodas ou aros desmontáveis.
Por que se verificam esses itens?
A garantia de que estes itens estão em conformidade com a norma, permite assegurar o que veículo terá estabilidade e oferecerá segurança quando for necessário realizar uma freada emergencial, veja abaixo a explicação para itens inspecionados.
As informações técnicas dos pneus vêm gravadas no flanco. Informações como tamanho, tipo de terreno, data de fabricação, certificação no Inmetro, bem como o tamanho, tipo etc. estão gravadas no pneu, portanto as marcações em boas condições permitem a identificação precisa destes itens garantindo pneus adequados ao tipo de veículo.
Outro ponto muito importante é a verificação do desgaste dos pneus. É uma verificação visual e instrumentalizada a qual permite, de forma eficaz, mensurar o quanto está a profundidade do sulco da banda de rodagem dos pneus.
O tamanho, tipo dos pneus e simetria
A norma é bem específica em relação a este tópico. Os pneus e rodas precisam ser iguais, pelo menos, no mesmo eixo. Os desenhos da banda de rodagem oferecem comportamentos diferentes durante a frenagem e em alto desempenho. Já a largura dos pneus pode gerar perda de controle da direção, pois há excesso de atrito o que pode fazer com que veículo tombe. Em relação a este tópico vale salientar que o ponto ótimo de utilização dos veículos encontra-se discriminado no manual do fabricante.
Estado de conservação dos pneus e rodas
É verificado se há qualquer anomalia dos pneus como a presença de bolhas, separação da banda de rodagem, deterioração, cortes ou quebra que possam expor a cinta têxtil ou metálica dos pneus. Já nas rodas é verificado se há falta de algum elemento de fixação, amassamento que comprometa a fixação ou perda de ar, existência de trincas, rodas recuperadas ou com soldas, empenamento acentuado e corrosão acentuada.
23 Comments
Bom dia! Posso utilizar pneus novos, sendo eles remoulds com o selo do INMETRO?
olá Ana,
Pode sim!
O estepe precisa ser do mesmo tamanho, medida e marca que os outros em uso ?
Olá Paulo,
Não precisa, pois o estepe é apenas para uso emergencial e temporário.
Se os pneus que vieram de fabrica são 175/70/14 e os que estão nele são 185/65/14. Isso é um problema?
Olá Ana
Sem problemas
Pneus meia vida passa na inspeção de GNV?
Olá,
O sulco dos pneus devem estar acima de 1,6 mm e também devem estar em bom estado de conservação para que sejam aprovados na vistoria gnv. Você pode verificar o desgaste dos pneus pelo TWI, que são pequenas marcações entre os sulcos do pneu.
Para melhores informações, consultar o link
https://inspeauto.com.br/pneus-e-rodas-na-vistoria-gnv/
Boa noite
Minhas rodas originais são 13′, comprei o carro e estão com roda 15′ passa na vistoria
Olá Cristian,
Quando existe aumento de roda é necessário reduzir o perfil do pneu para se manter o diâmetro externo original como projetado de fabrica.
Sugiro usar esse site, eles realiza o cálculo pra você e te indica se está dentro da margem de segurança.
https://tire-calc.com/pt/?pt/
Ola, gostaria de saber se há algum problema em pneus com diâmetros diferentes 185 no eixo dianteiro e 195 no traseiro terei problemas com vistoria? E marcas diferentes.
Ola Christiano,
Os pneus precisam ser iguais apenas entre os eixos. Então você poderá usar pneus de tamanho diferente e de também de marca diferente entre os eixos.
Ex: pneu dianteiros Pirelli 185 e pneus traseiros Goodyear 175.
Muito obrigado! Com relação a altura é a mesma coisa? Posso usar na frente 55 atrás 60?
As rodas originais do meu carro são 14 ,mas estou usando 17 tem algum problema?
Olá Édipo,
Quando existe aumento de roda é necessário reduzir o perfil do pneu para se manter o diâmetro externo original como projetado de fabrica.
Sugiro usar esse site, eles realiza o cálculo pra você e te indica se está dentro da margem de segurança.
https://tire-calc.com/pt/?pt/
Boa tarde, troquei as rodas e pneus originais do meu carro de 185/65/14 para 205/40/17, inseri as informações no link disponibilizado e o resultado foi o seguinte: The difference of diameter does not exceed 3%.
Meu carro vai passar na vistoria?
Vai passar com certeza!!!! Seu carro continua com o mesmo diâmetro externo que foi projetado de fábrica.
Ótima escolha!
Olá, meus pneus são Pirelli modelo S/T e acredito que sejam modelos antigos procurei pelo mesmo mas encontrei apenas as mesmas medidas e marca, mas modelo Atr tem problemas?
Olá,
Se o pneu for diferente dos outros 3 não poderia.
O que você pode fazer é manter os dois Pirelli s/t no eixo dianteiro. O Pirelli s/t do eixo traseiro você coloca para estepe.
E para o eixo traseiro você coloca dos pneus novos e iguais.
Olá, tenho 3 pneus Pirelli Scorpion S/T, acredito que sejam modelos antigos, estou a procurar o 4° já encontrei as mesmas medidas,marca mas de modelo Atr, tem problemas na vistoria?
Olá,
Se o pneu for diferente dos outros 3 não poderia.
O que você pode fazer é manter os dois Pirelli s/t no eixo dianteiro. O Pirelli s/t do eixo traseiro você coloca para estepe.
E para o eixo traseiro você coloca dos pneus novos e iguais.
Ola! Sou Rafael e a medida dos pneu e aro do meu carro original eram 195/60/R15 entao adquiri as rodas 215/45R17 e olhei na calculadora e marcou positivo fica em 2% a diferença posso ir na vistoria que passara sem problemas?
Oi Rafael,
Pode sim!