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PNEUS E RODAS

Nesta postagem serão abordados temas referentes aos requisitos contemplados na ABNT NBR 14040 parte 09, os quais são verificados e inspecionados na Vistoria GNV.
Esse assunto é alvo de inúmeras críticas e insatisfações por parte de clientes, vale lembrar que defeitos relativos a rodas e pneus são classificados, no mínimo, como GRAVES e por isso devem ser tratados com o máximo de seriedade.

O que se verifica na inspeção?

Na inspeção veicular e Vistoria GNV são verificados os seguintes itens:

a) Marcações de conformidade nos pneus;

b) Desgaste da banda de rodagem;

c) Tamanho dos pneus;

d) Simetria dos pneus e rodas;

e) Estado de conservação dos pneus;

f) Estado de conservação e fixação das rodas ou aros desmontáveis.

Por que se verificam esses itens?

A garantia de que estes itens estão em conformidade com a norma, permite assegurar o que veículo terá estabilidade e oferecerá segurança quando for necessário realizar uma freada emergencial, veja abaixo a explicação para itens inspecionados.

As informações técnicas dos pneus vêm gravadas no flanco. Informações como tamanho, tipo de terreno, data de fabricação, certificação no Inmetro, bem como o tamanho, tipo etc. estão gravadas no pneu, portanto as marcações em boas condições permitem a identificação precisa destes itens garantindo pneus adequados ao tipo de veículo.

Outro ponto muito importante é a verificação do desgaste dos pneus. É uma verificação visual e instrumentalizada a qual permite, de forma eficaz, mensurar o quanto está a profundidade do sulco da banda de rodagem dos pneus.

O tamanho, tipo dos pneus e simetria

A norma é bem específica em relação a este tópico. Os pneus e rodas precisam ser iguais, pelo menos, no mesmo eixo. Os desenhos da banda de rodagem oferecem comportamentos diferentes durante a frenagem e em alto desempenho. Já a largura dos pneus pode gerar perda de controle da direção, pois há excesso de atrito o que pode fazer com que veículo tombe. Em relação a este tópico vale salientar que o ponto ótimo de utilização dos veículos encontra-se discriminado no manual do fabricante.

 

Estado de conservação dos pneus e rodas

É verificado se há qualquer anomalia dos pneus como a presença de bolhas, separação da banda de rodagem, deterioração, cortes ou quebra que possam expor a cinta têxtil ou metálica dos pneus. Já nas rodas é verificado se há falta de algum elemento de fixação, amassamento que comprometa a fixação ou perda de ar, existência de trincas, rodas recuperadas ou com soldas, empenamento acentuado e corrosão acentuada.

 

23 Comments

  1. ANA PAULA DA SILVA RAMOS disse:

    Bom dia! Posso utilizar pneus novos, sendo eles remoulds com o selo do INMETRO?

  2. Paulo disse:

    O estepe precisa ser do mesmo tamanho, medida e marca que os outros em uso ?

  3. Ana disse:

    Se os pneus que vieram de fabrica são 175/70/14 e os que estão nele são 185/65/14. Isso é um problema?

  4. Fafa disse:

    Pneus meia vida passa na inspeção de GNV?

  5. Cristian Juliano Marchi disse:

    Boa noite
    Minhas rodas originais são 13′, comprei o carro e estão com roda 15′ passa na vistoria

    • will disse:

      Olá Cristian,

      Quando existe aumento de roda é necessário reduzir o perfil do pneu para se manter o diâmetro externo original como projetado de fabrica.

      Sugiro usar esse site, eles realiza o cálculo pra você e te indica se está dentro da margem de segurança.

      https://tire-calc.com/pt/?pt/

  6. Christiano Vasconcelos disse:

    Ola, gostaria de saber se há algum problema em pneus com diâmetros diferentes 185 no eixo dianteiro e 195 no traseiro terei problemas com vistoria? E marcas diferentes.

    • will disse:

      Ola Christiano,

      Os pneus precisam ser iguais apenas entre os eixos. Então você poderá usar pneus de tamanho diferente e de também de marca diferente entre os eixos.
      Ex: pneu dianteiros Pirelli 185 e pneus traseiros Goodyear 175.

  7. Édipo diego disse:

    As rodas originais do meu carro são 14 ,mas estou usando 17 tem algum problema?

    • will disse:

      Olá Édipo,

      Quando existe aumento de roda é necessário reduzir o perfil do pneu para se manter o diâmetro externo original como projetado de fabrica.

      Sugiro usar esse site, eles realiza o cálculo pra você e te indica se está dentro da margem de segurança.

      https://tire-calc.com/pt/?pt/

  8. Jadson Xavier disse:

    Boa tarde, troquei as rodas e pneus originais do meu carro de 185/65/14 para 205/40/17, inseri as informações no link disponibilizado e o resultado foi o seguinte: The difference of diameter does not exceed 3%.

    Meu carro vai passar na vistoria?

  9. Giovane disse:

    Olá, meus pneus são Pirelli modelo S/T e acredito que sejam modelos antigos procurei pelo mesmo mas encontrei apenas as mesmas medidas e marca, mas modelo Atr tem problemas?

    • will disse:

      Olá,

      Se o pneu for diferente dos outros 3 não poderia.

      O que você pode fazer é manter os dois Pirelli s/t no eixo dianteiro. O Pirelli s/t do eixo traseiro você coloca para estepe.
      E para o eixo traseiro você coloca dos pneus novos e iguais.

  10. Giovane disse:

    Olá, tenho 3 pneus Pirelli Scorpion S/T, acredito que sejam modelos antigos, estou a procurar o 4° já encontrei as mesmas medidas,marca mas de modelo Atr, tem problemas na vistoria?

    • will disse:

      Olá,

      Se o pneu for diferente dos outros 3 não poderia.

      O que você pode fazer é manter os dois Pirelli s/t no eixo dianteiro. O Pirelli s/t do eixo traseiro você coloca para estepe.
      E para o eixo traseiro você coloca dos pneus novos e iguais.

  11. rafael disse:

    Ola! Sou Rafael e a medida dos pneu e aro do meu carro original eram 195/60/R15 entao adquiri as rodas 215/45R17 e olhei na calculadora e marcou positivo fica em 2% a diferença posso ir na vistoria que passara sem problemas?

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